Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴
Uma imagem composta por duas metades circula nas redes sociais desde o início de setembro: à esquerda, uma captura de tela de um tweet da conta @JuanFePetro com o texto “Encontro com meu irmão para fazer um balanço das propostas que fizemos a presidiários de prestígio da prisão de Picota, ninguém vai impedir a MUDANÇA da Colômbia!” (sic). À direita, suposta conclusão da captura: “Estamos nas mãos de um grupo de antissociais que tenta ‘PRESTIGIAR’ criminosos condenados. Mas ele chama os cidadãos decentes e os trabalhadores da classe média de ‘CARRIEISTAS’ .”
Horas antes da transmissão da entrevista com Juan Fernando Petro, irmão do presidente Gustavo Petro, no programa ‘ Los Informantes ‘ de domingo, 3 de setembro, entre 17h30 e 18h06, 13 páginas publicaram a imagem com o texto “Estamos diante de um governo cujos aliados são criminosos. #PetroRenuncie” (sic). Estes foram ‘ NÃO apoiamos o Petro ‘, ‘ Resistência civil Colômbia ‘, ‘ Eu não sou Colômbia ‘, ‘ Minha pátria é a Colômbia ‘, ‘ NÃO ao comunismo ‘, ‘ Colômbia Livre ‘, ‘ Colombianos Livres ‘, ‘ Diga NÃO ao esquerda ‘, ‘ Trabalhamos pela democracia ‘, ‘Aqui estamos a Colômbia ‘, ‘ Defendendo a democracia ‘, ‘ Lutando pela Colômbia ‘ e ‘ Meu coração é a Colômbia ‘.
Como dissemos em consulta anterior , todas essas páginas também publicaram uma montagem fotográfica do ministro da Defesa, Iván Velásquez, com uniforme do ELN no domingo, 20 de agosto. Na ocasião, as publicações abrangeram mais um período de exatos 36 minutos e incluíram também a hashtag #PetroRenuncie. Além disso, como explicamos em “ Foi assim que a narrativa de desinformação contra o Padre De Roux se moveu online ”, através de alguns destes grupos o relatório final da Comissão para o Esclarecimento da Verdade foi atacado com desinformação.
A página ‘ Amigos da Liberdade ‘, outra das mencionadas nessa mesma verificação, participou no dia 3 de setembro publicando o mesmo texto das demais sobre “um governo cujos aliados são criminosos”, mas sem anexar a imagem do suposto trinado de Juan Fernando Petro.
As 14 postagens totalizaram 550 interações no Facebook, segundo a plataforma de monitoramento de redes sociais CrowdTangle …
Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴