FALSO: Tribunal de Haia não mandou soltar presos pelos atos golpistas do dia 8

Apurado pelo site UOL Confere

É falso que o TPI (Tribunal Penal Internacional), conhecido como Tribunal de Haia, tenha mandado soltar presos pelos atos golpistas do dia 8 de janeiro, em Brasília. Não há informações sobre o caso nos canais oficiais da corte. O assunto também não aparece na lista de casos analisados pelo tribunal disponibilizada no site (veja aqui).

O que diz a publicação? “ACHANDO QUE O ALEXANDRE DE MORAES É BOM, SABEMOS QUE NÃO, NEM A POLÍCIA FEDERAL. A VERDADE: QUEM MANDOU LIBERTAR OS PATRIOTAS INOCENTES, FOI O TRIBUNAL INTERNACIONAL, E É A PRIMEIRA VEZ QUE MUITOS DE NÓS ESTAMOS VENDO ESTE PODEROSO ÓRGÃO FUNCIONAR. O LULA, XANDÃO E SEU GOVERNO USURPADOR, ESTÃO ACUSADOS E DENUNCIADOS DE CRIMES CONTRA A HUMANIDADE, CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO E DAS MUITAS MORTES, LÁ! ETC. CUMPRINDO A NOSSA PARTE VAMOS DIVULGAR?”, diz um post no Instagram.

A postagem falsa traz um vídeo de uma manifestação com bandeiras do Brasil. Um documento com o timbre da PGR (Procuradoria-Geral da República) aparece na imagem com uma lista de pessoas que teriam sido soltas após a suposta decisão…

Veja a apuração completa no site UOL Confere