Apurado pelo site UOL Confere
Não é verdade que todos os líderes de grupos islâmicos que aparecem ao lado do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) na posse do presidente do Irã, ocorrida em 30 de julho deste ano, tenham sido mortos por Israel.
Dos quatro representantes de grupos considerados extremistas na imagem em questão, apenas o líder do Hamas, Isamil Haniyeh —o último à direita— foi assassinado em Teerã, Irã.
O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.
O que diz o post
Outra tem a seguinte afirmação sobreposta à imagem animada que apresenta cada uma das pessoas que estão na imagem: “Israel eliminou a maioria dos lideres terroristas”.
Alckmin foi à posse do presidente do Irã, Masoud Pezeshkian. Na cerimônia, em 30 de julho, o vice-presidente sentou-se ao lado de líderes de grupos islâmicos considerados terroristas por alguns países: o porta-voz dos Houthi, Mohammed Abdulsalam; o líder da Jihad Islâmica, Ziyad Al-Nakhalah; o vice-líder do Hezbollah, o general Naim Assem, e o líder do Hamas, Ismail Haniyeh ()…
Veja a apuração completa no site UOL Confere