Falso: Trecho de voto de Nunes Marques circula fora de contexto para sugerir que urnas foram fraudadas

Apurado pelo site Aos Fatos

São enganosas as publicações que compartilham uma fala do ministro Nunes Marques, do STF (Supremo Tribunal Federal), como se ele tivesse dito que as urnas eletrônicas teriam sido fraudadas nas últimas eleições. As peças de desinformação retiram de contexto um trecho do voto do magistrado dado no julgamento no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível. Na ocasião, o magistrado lia a transcrição de uma live feita por um ex-deputado cassado por divulgar desinformação eleitoral.

A fala descontextualizada vem sendo compartilhada nas redes também para sugerir que haveria uma mudança na situação de Bolsonaro, o que também é falso. Até a tarde desta quarta-feira (12), as publicações acumulavam mais de 12 mil compartilhamentos e dezenas de milhares de visualizações no Kwai.

Publicações nas redes têm compartilhado um trecho de uma fala do ministro Nunes Marques dando a entender que ele disse que as urnas eletrônicas foram fraudadas durante as eleições de 2022, o que é falso. Na fala completa, feita durante o voto dele no julgamento de Bolsonaro no TSE no dia 30 de junho, é possível verificar que o magistrado lia a transcrição de uma live realizada pelo ex-deputado Fernando Francischini (PL-PR), e não validava seus argumentos.

Nessa parte do discurso, Nunes Marques diferenciava a situação de Francischini — que ele julgava mais grave — da de Bolsonaro e argumentava que as declarações do ex-deputado eram muito mais desinformativas do que as do ex-presidente:..

Veja a apuração completa no site Aos Fatos