Falso: Todos os votos foram contados na noite da eleição antes de 2020?

Apurado pelo site Snopes

Nos dias que antecederam a eleição presidencial de 2024, usuários de mídia social alegaram que, nos anos anteriores, todos os votos eram contabilizados na noite da eleição . Um usuário X chegou ao ponto de listar ( arquivado ) todos os anos desde 1789 com ” RESULTADOS NO MESMO DIA”. As únicas exceções foram a eleição de 2000 — “(Finalmente resolvida pelo tribunal, mas a contagem oficial ainda estava disponível em 24 horas)” — e a eleição de 2020: “UMA SEMANA INTEIRA PARA RESULTADOS”. A postagem teve mais de 4,8 milhões de visualizações e 152.000 curtidas até o momento em que este artigo foi escrito.

Embora alguns comentaristas da postagem tenham ficado incrédulos, outros culparam a suposta fraude eleitoral pela mudança em 2020. ” Você está brincando? Eles tiveram que entregar os votos de charrete”, escreveu um usuário . “Sempre demora mais para fraudar o voto do que para contá-lo”, comentou outro usuário .

Nós verificamos os fatos dessa alegação pela primeira vez em 2022, descobrindo que essa afirmação sobre eleições passadas nos EUA é falsa e reforça a falsa teoria da conspiração de que houve fraude eleitoral generalizada nas eleições dos EUA nos últimos anos. (Nós detalhamos algumas dessas alegações aqui .)

De acordo com a Associated Press , “nenhum estado divulga resultados completos e finais na noite das eleições, nem nunca o fez na história moderna”.

Cada estado varia em suas práticas de votação. Por exemplo, alguns dependem principalmente da votação pelo correio em vez da votação presencial, o que pode afetar quando os resultados finais são certificados . Conforme relatamos em outubro de 2024 , os estados têm prazos diferentes para incluir cédulas de votação pelo correio na contagem final…

Veja a apuração completa no site Snopes