FALSO: Terrorismo em Brasília: Relógio de Dom João VI não foi destruído antes de invasão

Circula nas redes que o relógio de Dom João VI teria sido destruído no Planalto momentos antes da invasão, o que indicaria alguma ação suspeita. Mas essa informação é falsa.

Apurado pelo site YahooNoticias

Circulam nas redes sociais teorias da conspiração sobre as ações de terrorismo praticadas no Palácio do Planalto, em Brasília em 8 de janeiro de 2023. Entenda o que as publicações têm espalhado:

Um homem teria supostamente destruído o relógio que pertenceu a Dom João VI antes da invasão ao Palácio do Planalto

Essa informação, porém, é falsa. Uma câmera de segurança flagrou a ação cerca de 15:30, minutos depois de o Planalto ter sido invadido pelos bolsonaristas radicais.

As cenas da depredação do relógio, fabricado pelo relojoeiro francês Balthazar Martinot, foram flagradas pela câmera de segurança do Palácio do Planalto, localizada no terceiro andar do prédio. O registro foi ao ar na TV Globo no último domingo (15).

Os vídeos virais cortaram a parte da tela que exibe as horas, baseando-se apenas no horário marcado pelo relógio de corda. Mas na gravação original, é possível ver que a câmera marcava 15:33 e não um horário anterior à invasão, como circula nas redes…

Veja a apuração completa no site YahooNoticias