Apurado pelo site Lupa
Publicações divulgam substâncias que supostamente curam ou revertem o diabetes em um prazo de poucos dias ou meses. É falso. Nenhum desses produtos tem registro como medicamento na Anvisa e, portanto, não há qualquer comprovação sobre os efeitos prometidos.
Sites vendem substâncias que prometem curar ou reverter o diabetes em poucos dias ou meses. Apesar de serem suplementos alimentares, esses produtos são oferecidos como se fossem medicamentos com efeitos comprovados contra a doença — o que é falso. Nenhum deles tem registro como medicamento, informou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A Lupa localizou nove desses supostos medicamentos circulando em publicações com milhões de visualizações nas redes sociais: GlicoSonus, Glico Vit, Glicofree, Glicozine, Gota Q10, GotaVita, Insulgota, Insultrin e Lax Q10.
Ao contrário do que sugerem propagandas desses produtos, o diabetes não tem cura. Na realidade, a doença pode apenas entrar em período de remissão, quando está em estado controlado. Isso, porém, depende de uma série de fatores, como controle do peso e alimentação, conforme explica a médica endocrinologista Dhiãnah Santini, coordenadora do Departamento de Educação e Campanhas da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD)…