Falso: Sugere que houve 17 milhões de mortes causadas pelas vacinas COVID-19.

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

Três anos após o lançamento das primeiras vacinas contra a COVID-19, a desinformação prejudicial sobre os seus efeitos persiste nas redes sociais.

No Instagram, um usuário compartilhou uma captura de tela de uma postagem no X da Tucker Carlson Network que diz: “17 milhões de mortes por vacina COVID?” Também diz: “Bret Weinstein disse a Tucker Carlson: ‘Vi uma estimativa confiável de algo em torno de 17 milhões de mortes em todo o mundo'”. Inclui uma captura de tela da entrevista do ex-apresentador da Fox News Carlson com Weinstein, um autor.

A legenda da postagem de 9 de janeiro no Instagram dizia: “Não sei até que ponto isso é preciso, mas o que sei é que (a vacina COVID-19) destruiu a vida de milhões e tudo intencionalmente”. A afirmação foi compartilhada por uma conta do Instagram que já compartilhou postagens antivacinas.

A postagem foi sinalizada como parte dos esforços da Meta para combater notícias falsas e desinformação em seu Feed de Notícias. (Leia mais sobre nossa parceria com a Meta , proprietária do Facebook e do Instagram.)..

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸