Apurado pelo site Lupa
Circula nas redes sociais um vídeo em que um homem mostra um documento e alega que o Supremo Tribunal Federal (STF) buscou cassar, antes das eleições, a candidatura de Pablo Marçal (PRTB), que concorre para à prefeitura de São Paulo. É falso.
Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
O STF tá querendo cassar a candidatura do Marçal um dia antes das eleições. Vocês compreendem que isso aqui não tem nada a ver com o negócio lá do laudo do Boulos? Não, já estava preparado para um dia antes das eleições
O Supremo Tribunal Federal não determinou a cassação da candidatura de Pablo Marçal. O documento exibido no texto é parte da petição 12.404, que corre em sigilo e aborda o bloqueio do X (antigo Twitter) no Brasil. A decisão, assinada pelo ministro Alexandre de Moraes, afirma que Marçal teria infringido regras eleitorais ao usar a rede para divulgar desinformações e decide por intimar o candidato para que ele preste esclarecimentos. Ou seja, Marçal foi intimado por divulgar conteúdo falso em uma rede social com atividade suspensa no Brasil…
Veja a apuração completa no site Lupa