Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que a primeira-dama, Rosângela da Silva, aparece em um vídeo ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), como alegam posts nas redes. A filmagem, na verdade, retrata uma apoiadora de Bolsonaro que é sósia de Janja. No momento da filmagem, a primeira-dama estava a 60 km de distância do local, e não há registros de fotos ou vídeos dela ao lado de Bolsonaro.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de visualizações no Kwai, 12 mil visualizações no TikTok, e 2.500 compartilhamentos no X (ex-Twitter). As peças enganosas circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos(fale com a Fátima).
Não é a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, a mulher que aparece em um vídeo fazendo uma selfie ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro, como alegam posts enganosos nas redes. O registro, na realidade, mostra uma apoiadora de Bolsonaro, e foi feito na noite de quarta-feira (3) em frente ao hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro.
Em nota, a Secom informou que Janja nunca tirou uma foto ao lado de Bolsonaro e que a primeira-dama estava na Restinga da Marambaia, uma área militar controlada pelas Forças Armadas, que fica a 60 km de distância da Barra da Tijuca, como divulgado pela imprensa. Aos Fatos tampouco localizou quaisquer registros de Janja ao lado do ex-mandatário…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos