Falso: Sim, a palavra ‘freelance’ originalmente se referia a um guerreiro mercenário

Apurado pelo site Snopes

Durante anos, usuários de mídias sociais alegaram que a palavra “freelance” tem origem em um termo medieval para um guerreiro mercenário. 

No início de fevereiro de 2024, um usuário do Instagram, cuja publicação havia acumulado mais de 96.000 curtidas até o momento em que este artigo foi escrito, compartilhou uma captura de tela de uma publicação X de 2022 ( arquivada ) da editora freelance Emily Readman que dizia: “Obcecada com a descoberta de que ‘freelance’ vem de um termo medieval para um guerreiro mercenário (que não faz juramento a nenhum senhor). Um freelancer literal. Eu sou um cavaleiro.”

Outros exemplos do boato apareceram em outros lugares no X.

Essa alegação é de fato verdadeira. Conforme discutido em um post de blog pelo editor de dicionário Merriam-Webster, “quando [a palavra] freelance surgiu pela primeira vez em inglês no início de 1800 , era usada para se referir a um mercenário medieval que lutaria por qualquer nação ou pessoa que lhe pagasse mais.”

Esses lutadores mercenários eram, como o tweet de Readman declarou, “lances livres” literais — referindo-se a lanças ou dardos militares. O uso impresso mais antigo que o Merriam-Webster localizou é encontrado no romance Ivanhoe do romancista e poeta Sir Walter Scott, que foi publicado pela primeira vez em 1819. Ele descreve eventos que ocorreram no ano de 1194:

O Oxford English Dictionary fornece a mesma etimologia para a palavra “freelance”…

Veja a apuração completa no site Snopes