Falso: Sim, a luz acende todos os anos e, mesmo assim, o CFE acumula um déficit tarifário de 108 bilhões de pesos

Apurado pelo site Animal Politico 🇲🇽

O presidente Andrés Manuel López Obrador menciona constantemente que o preço da eletricidade não aumentará , mas os dados mostram que o ditado é enganoso. Embora seja verdade que o aumento anual no pagamento de recibos não supera a inflação, há um aumento no que se paga a cada ano. 

Segundo dados da Comissão Federal de Eletricidade (CFE), um consumo de 280 kWh em uma conta de luz implicava o pagamento de 514 pesos em dezembro de 2018. Em julho de 2022, o valor subiu para 595 e, em julho deste ano, já custava 641 pesos. 

Isso representa um aumento nominal de 46 pesos em um ano e 127 pesos (25% a mais) até agora na administração. 

No início da atual gestão foi assinado o convênio 134/2018 . Neste, foi estabelecida a “manutenção em termos reais do nível das tarifas finais do fornecimento básico de energia elétrica para uso doméstico”. 

Além disso, ficou estabelecido que o preço da energia elétrica para uso doméstico aumentaria com base na inflação registrada no ano anterior.

No início deste ano, o CFE reajustou o preço das tarifas de energia elétrica. O consumo básico passou de 0,882 pesos para cada um dos primeiros 75 kWh consumidos em janeiro de 2022 para custar 0,945 pesos em janeiro de 2023. Isso representou um aumento de 7,1% no preço das tarifas de uso doméstico…

Veja a apuração completa no site Animal Politico 🇲🇽