Apurado pelo site Observador 🇵🇹
Publicação alega que 51ºC em Sevilha em 1876 é a prova de que as temperaturas elevadas sempre existiram e que o que hoje associamos às alterações climáticas é na verdade um verão normal. É falso.
Publicação alega que 51ºC em Sevilha em 1876 é a prova de que as temperaturas elevadas sempre existiram e que o que hoje associamos às alterações climáticas é na verdade um verão normal. É falso.
A 9 de agosto começou a circular uma publicação no Facebook acompanhada de uma notícia de um jornal antigo — com o título “A 10 de julho de 1876, Sevilha registou 51ºC e Madrid passou dos 44ºC” — e um destaque a vermelho, ambos escritos em castelhano: “O planeta está vivo e vai mudando. Há ciclos solares a cada 50 anos, sempre aconteceu”. Ao partilhar esta imagem, um utilizador reforçou a ideia, em português: “Quando o mundo ainda era civilizado diziam que era verão…”. Trata-se, no entanto, de uma publicação que, com base em alguns dados, chega a uma conclusão que não corresponde à verdade.
Ora, fora aquele recorte de jornal que se apresenta na publicação — cuja origem se desconhece –, pouco mais é dito sobre o referido episódio de temperatura extrema. Mas, se se consultar o arquivo da AEMET, a agência de meterologia de Espanha, num documento meterológico que faz diversas observações entre os anos de 1876 e 1880, percebe-se que, de facto, Sevilha registou aquela temperatura. Ou seja, o recorte de jornal será verdadeiro e já foi citado noutros fact-checks do género. No entanto, é também certo dizer que os parâmetros e métodos da medição da temperatura são, hoje em dia, diferentes, ainda que alguns se mantenham.
No tweet acima, da conta oficial daquela agência espanhola, de 14 de agosto de 2022, é explicado o seguinte: “Os dados de temperatura de Alicante, anteriores a 1920, têm de ser vistos com um espírito crítico já que, em datas anteriores, as estações meteorológicas eram diferentes”. Existia, por exemplo, a forte possibilidade de as estações meteorológicas sobreaquecerem, o que faria com que o registo das temperaturas fosse mais elevado do que o habitual…
Veja a apuração completa no site Observador 🇵🇹