Falso: Sergio Massa, no segundo debate presidencial 2023: ‘Em 2019 foram libertados 16 mil presos. Em 2020, foram liberados 9 mil’

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

O total de exonerações do Sistema Penitenciário Federal (SPF) foi maior em 2019 – quando governou Mauricio Macri (Cambiemos) e a presidenciável Patricia Bullrich era ministra da Segurança – do que em 2020, na gestão de Alberto Fernández (Frente de Todos) . No entanto, em 2019 a maior proporção de dispensas correspondeu a pessoas que cumpriram pena e, por outro lado, em 2020 o número de benefícios de prisão domiciliária cresceu mais de 85% com base em recomendações internacionais e locais para reduzir a população penitenciária em contexto da pandemia. 
Efectivamente, el número total de egresos del Sistema Penitenciario Federal (SPF) fue más alto en 2019 -cuando gobernaba Mauricio Macri (Cambiemos) y la candidata presidencial Patricia Bullrich era ministra de Seguridad- que en 2020, bajo la administración de Alberto Fernández (Frente de todos).

No entanto, em 2019 a maior proporção de dispensas correspondeu a pessoas que cumpriram pena e, por outro lado, em 2020 o número de benefícios de prisão domiciliária cresceu mais de 85% com base em recomendações internacionais e locais para reduzir a população penitenciária em contexto da pandemia.

Além disso, segundo os dados, a tendência coincide com o que Massa apontou, mas não com os números. Em 2019, o SPF teve quase 12 mil altas e em 2020 apresentou 8.500 altas.

No segundo debate presidencial antes das Eleições de 2023, o candidato à presidência da Unión por la Patria, Sergio Massa , falou sobre segurança na Argentina e afirmou: “Em 2019, 16 mil presos foram libertados. Em 2020, foram liberados 9 mil. Portanto, quem deve explicar a libertação dos presos é quem era Ministro da Segurança naquele momento.” 

Isto é enganoso . Na verdade, o número total de exonerações do Sistema Penitenciário Federal (SPF) foi maior em 2019 – quando governou Mauricio Macri (Cambiemos) e a atual candidata presidencial do Juntos pela Mudança, Patrícia Bullrich, era ministra da Segurança – do que em 2020 . a administração de Alberto Fernández (Frente de Todos). 

..

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷