Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Se forem consideradas as projeções de inflação até agosto, um grupo de 1,4 milhão de aposentados que ganha o mínimo e receberá um reforço de R$ 36 mil nesta semana terá um aumento real (28,9%) em relação a dezembro de 2019. No entanto, o restante do os aposentados (4,4 milhões) sofrerão uma perda de poder de compra entre 7,6% e 33,8% em agosto.
Se consideradas as projeções de inflação até agosto, um grupo de 1,4 milhão de aposentados que ganha o mínimo e receberá um reforço de R$ 36 mil nesta semana terá alta real (28,9%) em relação a dezembro de 2019, quando assumiu a Frente de Todos.
No entanto, o resto dos reformados (4,4 milhões, que inclui os beneficiários do mínimo que não vão receber este reforço e os médios e altos salários) sofrerá uma perda de poder de compra entre 7,6% e 33,8% em agosto.
No primeiro semestre de 2023, os itens orçamentários para pagamento de aposentadorias sofreram queda real de 5,2% em relação ao mesmo período de 2022.
O ministro da Economia da Nação e um dos pré-candidatos a presidente da Unión por la Patria, Sergio Massa , garantiu em entrevista ao programa “Comunidad de Negocios” , transmitido pelo La Nación +, que na gestão de Alberto Fernández “Os aposentados não perderam poder de compra.”
Isso é enganoso . Se consideradas as projeções de inflação até agosto, um grupo de 1,4 milhão de aposentados que recebem o mínimo (52% dos que recebem esse crédito) vencerá a inflação graças ao pagamento de uma adequação de sua renda devido ao aumento da o Salário Mínimo, Vital e Móvel (SMVM).
..
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷