Apurado pelo site Snopes
No início de outubro de 2023, uma postagem se tornou viral no X (antigo Twitter) que dizia “QUEBRANDO: Novo estudo mostra que quanto maior a taxa de vacinação de um país, maior o excesso de mortes”. Ele continha um gráfico que supostamente confirmava as informações acima e, até o momento em que este livro foi escrito, havia obtido mais de um milhão de visualizações somente no X. O boato foi posteriormente espalhado em outras plataformas como Telegram e diversos sites , citando o post mencionado acima.
(Conta X @LeadingReport)
Alguns comentários questionaram a autenticidade dos dados apresentados pela conta @LeadingReport, perguntando a fonte dessa informação:
Outra conta X respondeu: “Não é um estudo. É um gráfico enganoso escolhido a dedo por uma conta antivax aleatória no Twitter”.
O gráfico da postagem viral com o título “Excesso de mortes em 2023 planejado contra a captação da vacina COVID-19” citou o site ourworldindata.org como fonte, então iniciamos nossa pesquisa verificando os dados disponíveis lá. Porém, vale ressaltar que apesar da legenda da postagem mencionar um “novo estudo”, a única fonte citada foi o site Our World in Data (OWID).
Excesso de mortalidade , como afirma o site, é um termo usado para comparar quantas pessoas se esperava que morressem com quantas pessoas realmente morreram durante um determinado período de tempo (ênfase nossa):..
Veja a apuração completa no site Snopes