FALSO: Senado não aprovou audiência pública neste ano para questionar resultado eleitoral de 2022

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que o Senado Federal aprovou recentemente a convocação de uma audiência pública para questionar o resultado das eleições de 2022, como fazem crer publicações nas redes. O trecho da edição do programa Os Pingos no Is, da Jovem Pan, que tem sido compartilhado com a legenda enganosa foi exibido em novembro de 2022 e anunciava um encontro que ocorreu naquele mesmo mês. Na reunião, os participantes não conseguiram provar que tenha havido qualquer tipo de fraude no pleito que elegeu Luiz Inácio Lula da Silva (PT) presidente.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 13 mil compartilhamentos no Facebook até a tarde desta terça-feira (30).

Um trecho da edição de 22 de novembro de 2022 do programa Os Pingos nos Is, da Jovem Pan, tem sido compartilhado nas redes fora de contexto para fazer crer que o Senado aprovou recentemente uma audiência pública para questionar o resultado das eleições presidenciais. A reunião, no entanto, ocorreu no dia 30 de novembro do ano passado e não provou que tenha ocorrido qualquer tipo de fraude no pleito que elegeu Lula presidente da República.

Em busca no site do Senado, o Aos Fatos não encontrou anúncio recente de convocação para nenhuma outra audiência pública destinada a discutir os resultados da eleição presidencial…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos