FALSO: São falsos áudios que associam mortes e problemas de saúde à vacina bivalente contra Covid-19

Post agrega quatro áudios, de pessoas não identificadas, com denúncias sobre mortes e problemas sérios de saúde provocados pela vacina bivalente contra Covid-19. É falso. Conforme o Ministério da Saúde e Anvisa, três áudios possuem informações inverídicas e um trata de um caso pessoal que não se sustenta com as informações divulgadas.

Apurado pelo site Lupa

Circula pelas redes sociais publicação que agrega quatro áudios, de pessoas não identificadas, com críticas ou denúncias sobre a vacina bivalente contra a Covid-19, da farmacêutica Pfizer. Um dos áudios informa que, em uma casa de repouso, foram registrados dois óbitos 30 minutos após aplicação do imunizante; em outro trecho, uma mulher diz que funcionários e idosos em um hospital “não conseguem mais andar” após receberem a vacina. Um terceiro áudio afirma que vão “enfiar” o imunizante da Covid-19 dentro da vacina da gripe para os idosos tomarem de forma obrigatória; enquanto que, em outro áudio, uma mulher informa que teve sintomas de infarto após o imunizante. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

Na casa de repouso onde a minha esposa trabalha foram […] depois da vacina, essa bivalente, na sexta-feira, foram dois óbitos depois de 30 minutos

A informação analisada pela Lupa é falsa. O Ministério da Saúde diz, em nota, que não ocorreram mortes associadas à aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 no Brasil. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informa, também em nota, que todos os dados do uso da vacina contra a Covid-19 no país apontam para benefícios superiores aos riscos. Além disso, nenhum veículo de imprensa noticiou caso semelhante.

O monitoramento de dados da Anvisa demonstra que a grande maioria dos eventos identificados pela aplicação das vacinas bivalentes não são graves. “Normalmente relacionados a efeitos no local da aplicação, como dor e inchaço, ou eventos de curta duração, como ocorrência de febre e indisposição”, informa a agência…

Veja a apuração completa no site Lupa