Falso: Rússia não suspendeu exportação de combustíveis como sanção ao Brasil

Apurado pelo site Estadão Verifica

Diferentemente do que diz postagem, governo russo decidiu restringir temporariamente a exportação de gasolina e diesel para o mundo como forma de regular preços no mercado interno
O que estão compartilhando: que Vladimir Putin “suspendeu a venda de diesel e gasolina para o Brasil”. No vídeo, a mulher sugere que a decisão aconteceu por conta de uma retaliação do presidente russo contra o presidente Lula.

O Estadão Verifica checou e concluiu que: é enganoso. Na última quinta-feira, 21, o governo da Rússia comunicou a suspensão temporária de exportações de gasolina e diesel para todos os países, com exceção de quatro ex-estados soviéticos. Diferentemente do que alega vídeo que circula nas redes sociais, a restrição não atinge apenas o Brasil. De acordo com o governo russo, a decisão tem a intenção de estabilizar os preços dos combustíveis no mercado interno e diminuir os preços aos consumidores. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), até o momento, não houve impacto da decisão russa no abastecimento brasileiro…

Veja a apuração completa no site Estadão Verifica