Falso: Rua 25 de Março não está com o comércio vazio; imagens são de 2020

Apurado pelo site UOL Confere

A Rua 25 de Março não está esvaziada e com os comércios fechando as portas, como afirmam postagens que circulam nas redes sociais.

As publicações usam um trecho de uma reportagem da RecordTV de 2020, quando ocorreu a pandemia do coronavírus. A reportagem completa foi editada e trechos foram suprimidos.

“Os comerciantes da 25 de Março em São Paulo. Começam a devolver o ponto”, diz a legenda de uma das postagens. “O Brasil vai de mal a pior. Até os comerciantes da 25 de Março, em São Paulo, começam a devolver o ponto”, diz uma das legendas do vídeo no Facebook.

A publicação usa um trecho de uma reportagem na qual são mostradas ruas vazias e a repórter diz: “não é difícil encontrar prateleiras vazias e mercadorias sendo colocadas em caminhões de mudança”.

“De aglomeração, essa região aqui entende bem. E agora, para evitar o que parecia inevitável, fecha as portas das mais de 3.500 lojas”, afirma a repórter. Ao fim do corte, um homem diz que já existem “diversos lojistas entregando o imóvel”.

Matéria foi veiculada em 9 de abril de 2020 na Record. Por meio de uma busca no Google pelos termos “comerciantes 25 de março balanço geral lojas fechadas” (aqui), além das matérias de agências de checagem que já desmentiram o boato, é possível acessar o link no YouTube da reportagem completa (aqui)…

Veja a apuração completa no site UOL Confere