Falso: Ricardo Menéndez: A Revolução Bolivariana se constrói sobre uma democracia plena

Apurado pelo site Cotejo 🇻🇪

Por Verónica A. Bastardo V.

Durante reunião de socialização do Plano de Formação em Massa em Planejamento Popular “Soberania e Democracia” , o Vice-Presidente Setorial de Planejamento e Ministro do Planejamento (desde 2014), Ricardo Menéndez , afirmou que “a Revolução Bolivariana” constrói uma “democracia plena”. ” no país, após apontar que este trabalho confronta outro modelo promovido por aqueles que são “contra a revolução”, que buscam uma “democracia representativa”.

Embora o discurso do ministro visasse destacar as supostas conquistas dos Planos de Formação de Massa no Planejamento Popular, seu discurso começou como uma crítica aos supostos modelos políticos anteriores do país em que “havia um arranjo de poder, das formalidades do poder de apresentam formas de expropriação da economia e tiram recursos dos venezuelanos”.

Diferentes cronistas e historiadores identificaram um período específico da história venezuelana como a “era democrática” (entre 1958 e 1999) devido às características de alternância e condições de liberdade política. Ao mesmo tempo, nos últimos anos, a Venezuela obteve resultados desfavoráveis ​​no ranking de democracia conhecido como Índice de Democracia e elaborado pela Unidade de Inteligência do grupo The Economist , além de acumular reclamações relacionadas à liberdade de expressão, livre associação e manifestação .

Face a este contraste entre as declarações do Ministro e Vice-Presidente Sectorial do Planeamento, e a realidade político-social do país, a equipa do Cotejo.info concluiu que é mentira .

Da educação escolar pode-se ouvir que a definição de Democracia – também publicada pela Real Academia Espanhola (RAE) – fala de um “sistema político em que a soberania reside no povo, que a exerce diretamente ou através de representantes”. No entanto, como menciona o historiador Jesús Piñero na sua entrevista exclusiva para Cotejo.info, às vezes pode ser ambíguo devido à relação que mantém com “as maiorias”…

Veja a apuração completa no site Cotejo 🇻🇪