Falso: Retrospectiva 2024: Saúde

Apurado pelo site E-Farças

O ano de 2024 foi repleto de notícias falsas envolvendo Saúde e o E-farsas se apressou em checar muitas delas. Relembre algumas das mais lidas!

Assista ao resumo desse artigo em vídeo:

♬ som original – Gilmar Lopes – Gilmar Lopes

Em junho de 2024 viralizou esse vídeo que seria do exato momento em que a vida é gerada. Um óvulo se ilumina logo após ser fecundado por um espermatozoide e isso provaria como a mágica da vida pode ser provada cientificamente desde o seu início!

Acontece que não há nenhuma explosão de luz, não há fogos de artifício e nem ao menos uma faísca no momento da fecundação. Tudo não passou de uma deturpação feita a partir da descoberta de um grupo de pesquisadores norte-americanos.

A claridade mostrada no vídeo é, na verdade, uma detecção feita com microscopia de fluorescência, que só ocorre em laboratório sob condições controladas. O clarão não acontece no organismo da mulher. 

O estudo foi realizado numa tentativa de se encontrar métodos mais eficientes de se detectar os óvulos mais saudáveis para fertilizações in vitro e foi feito com óvulos de camundongos. 

 

Esse, sem dúvidas, foi o boato relacionado a saúde que mais viralizou em 2024. Publicado em junho de 2024 por uma médica, o vídeo com milhões de visualizações conta o caso de uma paciente que teria sido atendida por ela com forte coceira na região íntima e, após passar por vários médicos, descobriu que a mulher havia se contaminado com uma bactéria que só existe em cadáveres.

A profissional de saúde ainda revelou que o marido da paciente trabalhava no IML, onde teria feito sexo com cadáveres e levado a doença para dentro de casa!

Só que esse caso é uma das lendas urbanas mais antigas da internet. Surgida em um conto chamado “The Bad Date”, escrito pelo professor norueguês Øystein Skundberg em 1998…

Veja a apuração completa no site E-Farças