Falso: Retrospectiva 2024: POLÍTICA

Apurado pelo site E-Farças

Até o ex-presidente Jair Bolsonaro foi vítima de fake news em 2024! Relembre alguns dos desmentidos que fizemos em 2024 relacionados à política!

Assista ao resumo dessa matéria em vídeo:

 

Em outubro de 2024, surgiu a notícia afirmando que a deputada federal Erika Hilton teria sido convidada para liderar o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. Segundo o que se espalhou, Hilton passaria a ser a primeira mulher transgênero a ocupar um ministério, o que não é verdade!

Em primeiro lugar, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) – criado em 2019 – foi divido em dois em 2023, se tornando o Ministério das Mulheres e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

O Ministério das Mulheres é comandado por Cida Gonçalves e o outro, dos Direitos Humanos e Cidadania, está sob o comando de Macaé Evaristo.

 

Outro rumor que viralizou em outubro de 2024 mostrava que o candidato Guilherme Boulos teria ultrapassado seu concorrente Pablo Marçal em quantidade de votos exatamente às 18h45 e essa seria a mesma hora em que a então candidata à Presidência Dilma Rousseff teria ultrapassado Aécio Neves nas eleições de 2014. A postagem também pontua que o mesmo “fenômeno” teria ocorrido nas eleições presidenciais de 2022, quando Lula teria ultrapassado Jair Bolsonaro, exatamente às 18h45!

Só que isso não é verdade!

Dilma Rousseff ultrapassou o concorrente Aécio Neves na apuração do segundo turno das eleições presidenciais em 2014, às 19h32…

Veja a apuração completa no site E-Farças