Apurado pelo site Aos Fatos
São enganosas as publicações que compartilham uma reportagem da CNN Brasil como se fosse atual que diz que o presidente da Petrobras alertou o governo que o país corre risco de desabastecimento de diesel no segundo semestre do ano. O vídeo, na verdade, é de maio de 2022, durante o governo Jair Bolsonaro (PL). Na época, a estatal acreditava que a escassez global poderia afetar a distribuição no país.
O vídeo descontextualizado circula principalmente no Facebook, onde acumula mais de 4.000 compartilhamentos. A peça de desinformação também tem sido compartilhada no TikTok e no WhatsApp.
Uma reportagem da CNN Brasil veiculada em 2022, que diz que o presidente da Petrobras alertou que o país pode sofrer um desabastecimento de diesel, tem sido compartilhada fora de contexto para dar a entender que é atual. Na época, o então presidente da estatal, José Mauro Coelho, enviou um ofício à ANP (Agência Nacional de Petróleo), para dizer que a escassez global e o cronograma de parada das refinarias poderia colocar o mercado brasileiro em risco.
A própria reportagem já deixa clara a descontextualização: Mauro Coelho não é mais o presidente da Petrobras. Ele foi substituído pelo ex-senador Jean Paul Prates (PT-RN) em janeiro de 2023…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos