FALSO: Reportagem de 2019 sobre desertores do Exército da Venezuela circula como se fosse atual

Apurado pelo site Aos Fatos

Foi veiculada em fevereiro de 2019, e não em junho deste ano, uma reportagem da Band sobre dez militares venezuelanos que desertaram o Exército e cruzaram a fronteira com o Brasil. No vídeo que tem sido compartilhado pelas peças de desinformação, agentes do país vizinho relatam ter abandonado as Forças Armadas após o governo de Nicolás Maduro ordenar que atirassem contra manifestantes para controlar confrontos. O Aos Fatos não encontrou informações sobre nenhum caso recente de deserção de militares venezuelanos que tenham cruzado a fronteira com o Brasil.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 47 mil compartilhamentos no Facebook nesta quarta-feira (7) e circulam também no Kwai.

Publicações nas redes têm compartilhado como se fosse recente uma reportagem exibida em 25 de fevereiro de 2019 pela Band sobre militares venezuelanos que fugiram para o Brasil após desertarem das Forças Armadas de seu país. Em pesquisa na imprensa, o Aos Fatos não localizou quaisquer relatos recentes de agentes venezuelanos que tenham desertado e cruzado a fronteira em Pacaraima (RR).

Os militares relataram ter abandonado o Exército e chegado ao Brasil por uma trilha clandestina após serem orientados pelo governo a atirar contra manifestantes para controlar confrontos. A reportagem cita os conflitos que ocorriam entre apoiadores e opositores de Nicolás Maduro na cidade de Santa Elena de Uairén, localizada a 20 km da fronteira com o Brasil, que teriam levado à morte de ao menos seis civis…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos