Falso: Reivindicação ‘Abra a ostra’ confusa em muitos níveis

Apurado pelo site AAP 🇦🇺

Está sendo alegado que um voto de ‘sim’ bem-sucedido no próximo referendo dará ao governo um cheque em branco para acrescentar o que quiser sobre os povos indígenas ou a voz da Constituição australiana .

Isto é falso. Uma dupla maioria votando ‘sim’ no referendo acrescentaria apenas uma nova seção à constituição que será claramente redigida nas cédulas de votação. Qualquer outra mudança exigiria outro referendo.

A alegação foi feita em uma postagem no Facebook (arquivada aqui ) em 5 de agosto de 2023.

“Se você votar sim, você abre a ostra se a campanha do sim vencer”, afirma.

“Eles podem escrever na constituição o que quiserem, desde que se relacione com os chamados povos indígenas… Eles também podem escrever o que quiserem na constituição, desde que se relacione com a Voz. VOCÊ NÃO ESTÁ VOTANDO NOS TERMOS OU TEXTOS QUE IRÃO PARA A CONSTITUIÇÃO!  

“Tudo o que você está votando é o direito de eles colocarem essas coisas na constituição. Se você ouviu atentamente as entrevistas de Albo e os comunicados de imprensa de merda, ele disse isso quando perguntado o que isso significaria. Ele simplesmente disse que esses detalhes serão resolvidos mais tarde. Austrália, você está sendo enganado no maior erro da história deste país (sic)…

Veja a apuração completa no site AAP 🇦🇺