Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que um vídeo que circula nas redes mostra uma invasão recente das Forças de Defesa de Israel ao hospital palestino Al-Shifa, o maior da Faixa de Gaza. A filmagem, de agosto de 2013, registra um tiroteio ocorrido em um hospital de campanha no Cairo, capital do Egito, em meio a protestos contra a destituição do presidente do país, Mohamed Mursi (1951-2019).
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam ao menos mil curtidas e centenas de compartilhamentos no Facebook e Instagram até a tarde desta quinta-feira (16). O conteúdo também circula no Telegram e Kwai.
Publicações nas redes têm compartilhado um vídeo que mostra o interior de um hospital destruído como se fosse um registro da recente invasão israelense ao hospital palestino Al-Shifa. Por meio de busca reversa, Aos Fatos verificou que a gravação original foi realizada no Cairo, capital do Egito, em 14 de agosto de 2013, quando forças policiais do país invadiram e abriram fogo contra um hospital de campanha próximo à praça Rabaa Al-Adawiya.
Em julho de 2013, milhares de cidadãos egípcios iniciaram protestos contra a destituição de Mohamed Mursi, primeiro presidente democraticamente eleito do país. Ele era filiado à Irmandade Muçulmana e, pouco antes de completar um ano no cargo, foi removido do poder por um golpe liderado pelo militar e atual dirigente do país, Abdel Fattah el-Sisi…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos