Especialistas explicam que não há fundamento científico para postagem viral e alertam para a inexistência de ‘alimentos milagrosos’
Apurado pelo site Estadão Verifica
O que estão compartilhando: vídeo ensina receita com cebola roxa e limão para reduzir imediatamente a glicose em diabéticos. Segundo o autor, a bebida tem a mesma ação da insulina injetável.
O Estadão investigou e concluiu que: é enganoso. De acordo com especialistas entrevistados pela reportagem, a alegação não tem nenhum fundamento científico. Apesar de a receita enganosa se basear em dois alimentos naturais que possuem benefícios nutricionais, eles não podem ser considerados substitutos de medicamentos e sequer possuem ação similar à insulina.
Conforme explica a coordenadora do departamento de nutrição em diabete da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), Tarcila Beatriz Ferraz de Campos, o que de fato pode ajudar um paciente diabético a baixar a glicose é um conjunto de fatores aliados à medicação. “Se uma pessoa manter uma alimentação saudável, ela consegue a longo prazo ter benefícios no controle glicêmico, mas não é uma fórmula mágica que vai substituir a medicação”, disse. “Não estamos falando de dois alimentos que são nocivos, mas sim de uma troca de terapia que não tem fundamento científico nenhum”, destacou…