Falso: Quando assumi o cargo, ‘a indústria automobilística estava de joelhos, dando o último suspiro’. A administração Trump ‘tarifas e impostos salvaram a indústria automobilística americana da extinção’.

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

Enquanto a United Auto Workers atacava os principais fabricantes de automóveis dos EUA, o ex-presidente Donald Trump assumiu o crédito por salvar a indústria automóvel.

“Quando assumi o cargo, a indústria automobilística estava de joelhos, dando seus últimos suspiros depois de oito longos anos de Obama e Biden”, disse Trump aos trabalhadores automotivos não sindicalizados em 27 de setembro na Drake Enterprises em Clinton Township, nos arredores de Detroit. “Não é exagero afirmar que a presidência de Trump e as tarifas e impostos habilmente usados ​​e aplicados de Trump salvaram a indústria automobilística americana da extinção repetidas vezes.”

Mas a história recente mostra que a realidade é oposta : Trump não herdou uma indústria automóvel quase morta nem a ressuscitou. Especialistas dizem que os governos Bush e Obama ajudaram a impulsionar a indústria automobilística, enquanto as ações do governo Trump a prejudicaram.

Em 2008, enquanto a Grande Recessão prejudicava os EUA, a indústria automobilística estava em péssimas condições . As demissões estavam aumentando em fábricas de automóveis e fornecedores de autopeças. Os preços da gasolina subiram. O poder de compra caiu. A General Motors estava quase sem dinheiro para pagar suas contas e a Chrysler estava logo atrás…

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸