Quais perguntas fazer antes de repassar um conteúdo online? Leia guia da UFMG

Apurado pelo site Estadão Verifica

Pesquisa seleciona questões básicas para facilitar a identificação de postagens enganosas na internet
De onde veio essa informação? Quando ela foi publicada e por quê? Muitas vezes, mesmo que tenhamos consciência do dano que espalhar uma afirmação falsa pode causar, temos dificuldade de pausar e tentar entender a origem e as razões por trás de mensagens que recebemos no WhatsApp e postagens que vemos nas redes sociais. Assim, ficamos suscetíveis a repassar conteúdos desinformativos para as pessoas ao nosso redor.

Pensando em estratégias para simplificar a identificação de dados falsos ou enganosos que podemos receber no dia-a-dia, o projeto de pesquisa Observatório Fake News desenvolveu um Roteiro de Checagem com questionamentos básicos a se fazer antes de acreditar ou de repassar qualquer conteúdo.

Essa é uma iniciativa da Escola de Ciências de Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI-UFMG), coordenada pela professora do Departamento de Organização e Tratamento da Informação, Lorena Tavares de Paula. Nas palavras dela, o objetivo do projeto é “orientar pessoas interessadas” e “mitigar o uso, assimilação e compartilhamento de conteúdos falsos e/ou enganosos”…

Veja a apuração completa no site Estadão Verifica