FALSO: Publicação falsa sobre proibição do comunismo na Áustria volta a circular

Apurado pelo site UOL Confere

É falso que a Áustria proibiu o comunismo, como diz uma mensagem que circula nas redes sociais desde 2017. O Partido Comunista Austríaco não só é permitido, como obteve votação expressiva na segunda maior cidade do país, Graz, nas eleições municipais de 2021.

A mesma postagem, que exalta a direita austríaca, é repleta de informações falsas e desatualizadas, e já foi desmentida pelo Boatos.org em 2017 (aqui) e pelo Estadão Verifica em 2020 (aqui). O jornal português Observador também publicou uma checagem sobre a publicação em 2020 (veja aqui).

“E viva a Áustria. A Áustria é o primeiro país a ser governado por um governo 100% de direita. O primeiro ministro Sebastian Kurz (29 anos) já entrou limpando: pena perpétua para traficantes… corte de ajuda de custos a estrangeiros que não podem mais usar os serviços públicos, terão de pagar por eles… E PROIBIÇÃO DO COMUNISMO… Kurz após assumir o cargo foi a uma penitenciária e na frente de mais de 7 mil presidiários disse: VOCÊS TÊM UMA DÍVIDA MORAL COM POVO DA ÁUSTRIA! A PARTIR DE HOJE IRÃO TRABALHAR NOS SERVIÇOS PÚBLICOS PARA SE REDIMIREM E”..

Veja a apuração completa no site UOL Confere