Apurado pelo site Observador 🇵🇹
Imagem de líder da comunidade do Bangladesh em Portugal é frame de entrevista que aconteceu a 27 de dezembro, mas o oráculo é falso e atribui a Rana Taslim Uddin frase sobre o PS que este não disse.
Imagem de líder da comunidade do Bangladesh em Portugal é frame de entrevista que aconteceu a 27 de dezembro, mas o oráculo é falso e atribui a Rana Taslim Uddin frase sobre o PS que este não disse.
A imagem aparece ligeiramente desenquadrada, mas fica claro que se trata de um frame onde o líder da comunidade do Bangladesh em Lisboa está a falar na SIC Notícias. Salta à vista um oráculo com uma frase atribuída a Rana Taslim Uddin: “O Partido Socialista prometeu-nos apoio em troca de votos.” O tipo de fonte da citação chama, desde logo, a atenção por não ser igual ao que é utilizado por aquele canal noticioso e — após consultar as imagens da SIC Notícias daquele dia — o Observador confirma que a frase é falsa. Trata-se de uma montagem.
A imagem circulou por várias páginas de Facebook, Instagram e Tik Tok logo nos últimos dias de dezembro de 2024 e primeiros dias de janeiro de 2025 e continua a ser recuperada por várias páginas. Foi isso que aconteceu num reels numa página do Instagram que o Observador aqui verifica e que não só publicou o falso frame como acrescentou a frase: “Por isso é que os querem cá, não interessa o bem estar do povo, mas sim do seu umbigo”. Ou seja: a página não se limita a amplificar o conteúdo falso, como ainda acusa o PS de ser a favor dos imigrantes em troca de promessas de votos. Para ornamentar o conteúdo, ainda é colocado o excerto de uma música do compositor brasileiro Bezerra da Silva com letra e título sugestivo: “Malandro é Malandro.”
A conta em causa tem mais de 37,6 mil seguidores e promete, na apresentação de página, disponibilizar “Os melhores vídeos de Política Nacional” e “Vídeos todos os dias”. Só nesta publicação tinha, no momento de publicação deste fact check, 42 gostos, 36 comentários e 63 partilhas. A mesma imagem falsa foi partilhada por utilizadores do Facebook.
Avancemos, então, para o conteúdo. A entrevista foi realizada no dia 27 de dezembro de 2024, no Jornal do Dia, da SIC Notícias, na sequência da operação no Martim Moniz. A jornalista Teresa Dimas faz várias perguntas a Rana Taslim Uddin, começando precisamente por perguntar se alguma vez tinha visto uma operação policial com aquelas características, ao que o entrevistado respondeu que foi “a primeira vez” que assistiu a algo do género, embora destaque que não sabe se antes de chegar a Portugal (em 1991) já tinha ou não acontecido…
Veja a apuração completa no site Observador 🇵🇹