Falso: Protetor solar considerado uma farsa em alegação infundada de câncer de pele

Apurado pelo site AAP 🇦🇺

AAP FACTCHECK – Protetor solar é uma farsa e o sol só causa câncer se você “cozer produtos químicos em sua pele”, afirmou um influenciador de mídia social.

Isto é falso. O câncer de pele é causado pela radiação ultravioleta (UV) do sol, que danifica o DNA e faz com que as células da pele sofram mutações e formem células cancerígenas. 

Os produtos químicos do protetor solar ajudam a absorver ou refletir essa radiação . 

O câncer de pele foi documentado pela primeira vez há milhares de anos, enquanto o primeiro protetor solar químico comercial moderno foi desenvolvido em 1946 pelo químico suíço Franz Greiter .

A afirmação aparece em uma longa postagem no Instagram de Rhys Menzel, ex-concorrente do reality show Australian Ninja Warrior . Na postagem ele faz uma série de afirmações sobre o protetor solar ser prejudicial.

“Quer proteger sua pele? Leia abaixo”, afirma a legenda. “A primeira coisa a fazer é parar de usar protetor solar. Os produtos químicos em 99% dos protetores solares prejudicam mais a sua pele do que a ajudam… O sol não causa câncer, a menos que você coloque produtos químicos em sua pele…

Veja a apuração completa no site AAP 🇦🇺