Falso: Protesto de mulheres não tentou impedir Bolsonaro de comparecer a eventos em Salvador

Apurado pelo site Aos Fatos

O ato realizado em Salvador na manhã da última sexta-feira (8) não foi organizado pelo PT e não tinha o objetivo de impedir o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de comparecer a eventos marcados na capital baiana, como afirmam publicações nas redes. Convocada por movimentos sociais e coletivos durante o Dia Internacional da Mulher para protestar contra a violência na Bahia, a manifestação terminou cerca de duas horas antes de Bolsonaro chegar à capital.

O vídeo fora de contexto acumulava dezenas de milhares de visualizações no TikTok e centenas de curtidas no Instagram até a tarde desta quarta-feira (13).

São enganosas as publicações que afirmam que uma manifestação ocorrida em Salvador na última sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, teria sido organizada pelo PT para tentar impedir Bolsonaro de comparecer a seus compromissos na capital. As peças omitem o real contexto do protesto e que os eventos com a participação do ex-presidente ocorreram horas depois do fim da manifestação:

A manifestação citada pelas peças de desinformação foi organizada durante o 13º Acampamento Estadual de Mulheres do Campo e da Cidade, encontro realizado no Parque de Exposições entre os dias 6 e 8. Apesar de a avenida interditada ser caminho para o aeroporto de Salvador, o ponto de paralisação estava a cerca de 4 km de distância do terminal, que ainda podia ser acessado por outras vias (veja abaixo)…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos