Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴
Um usuário nos pediu para verificar a captura de tela de uma frase atribuída à senadora do Centro Democrático, María Fernanda Cabal. “Ler livros doutrina nossos jovens. Os livros devem ser proibidos porque induzem ao pensamento crítico e, portanto, ao comunismo” (sic), diz a suposta frase da Cabala publicada pelo usuário X @CarlArthurKing .
A publicação, feita em 17 de setembro de 2023, tem mais de 70 mil visualizações e vem acompanhada de uma foto da deputada oposicionista. Além disso, ela também diz entre aspas: “Minha segunda ordem como Presidente será demolir bibliotecas públicas e universitárias. Devemos impedir que nossos jovens leiam livros. “Ler é tão perigoso quanto um coquetel molotov nas mãos de um estudante de uma universidade pública.”
O usuário que fez a publicação é identificado na biografia como “conta humor, piadas, risos, sarcasmo e ironia”, mas já verificamos isso antes porque deu origem a desinformação contra a Cabala, como em “Senadores Cabal e Valencia não anunciou processos contra Vicky Dávila por calúnia contra Oscar Iván Zuluaga ” e “A citação em que María Fernanda Cabal descreve os pobres e os camponeses como ‘imundos e ressentidos’ é falsa . ”
Apesar da natureza do relato, os comentários leem mensagens como: “Lá ele mostra a sua espécie, os jovens não vão permitir que ele seja presidente, o voto dele será sempre progressista” (sic), “É isso que a direita- os alas nunca quiseram que as pessoas tivessem -PENSAMENTO CRÍTICO- por isso NUNCA INVESTIRAM EM INFRAESTRUTURA EDUCACIONAL E EDUCAÇÃO PARA AS PESSOAS. O que é perturbador é que os oprimidos estão à mercê dos opressores e eles os levam ao poder” (sic) ou “Eu a ouvi dizer muitas coisas estúpidas. Mas esta já é a gota d’água. Algo deve ser feito para que @MariaFdaCabal tenha uma professora de espanhol e história para ensiná-la. Que pena que isso nos faz passar. O chamado senador! Eu não tenho culpa disso” (sic)…
Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴