Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
RESUMO : Uma carta alegadamente assinada pelo Inspetor-Geral da Polícia do Quénia, autorizando uma manifestação nacional em 20 de junho de 2024, está a circular nas redes sociais no Quénia. No entanto, a carta é falsa.
Para mostrar a sua desaprovação, os quenianos saíram às ruas no dia 18 de Junho para protestar contra as novas propostas fiscais. Em resposta, o governo retirou algumas delas, mas os quenianos continuam inflexíveis na sua rejeição de todo o projecto de lei e agendaram um segundo dia de protestos para 20 de Junho.
Neste contexto, circula uma carta supostamente assinada por Japhet Koome , Inspetor Geral (IG) do Serviço Nacional de Polícia (NPS). A carta afirma que a polícia autorizou a segunda rodada de protestos.
“Após o recente pedido de permissão para realizar uma greve pública, concedo autorização aos cidadãos para se reunirem e manifestarem pacificamente”, diz a carta distribuída .
Datado de 19 de junho, ostenta o logótipo da Comissão Nacional do Serviço de Polícia (CNPS), que gere a função de recursos humanos do NPS…
Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦