Falso: Procuradora-Geral da República, Luz Adriana Camargo, não aparece em foto com figuras políticas de ‘esquerda’

Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴

Após tomar conhecimento, no dia 9 de abril, da convocação ao julgamento do ex-presidente Álvaro Uribe Vélez por suborno de testemunhas e fraude processual, começou a circular no X e no Facebook uma fotografia em que supostamente aparece a atual procuradora-geral da República, Luz Adriana Camargo, acompanhada o Ministro da Defesa, Iván Velásquez; o ex-guerrilheiro e fundador da Fundação Paz e Reconciliação (Pares), León Valencia; a ex-prefeita de Bogotá Claudia López e o senador Iván Cepeda. 

“Então!! ou mais claramente que Luz Adriana Camargo, a recém-eleita Procuradora-Geral da Nação, é de esquerda e está logicamente emparelhada com GUSTAVO PETRO. Foto de 20 anos atrás” (sic), dizem as publicações. 

Mas isso é falso. A mulher no centro da foto é na verdade a cientista política Natalia Springer, e não a funcionária que assumiu a chefia do Ministério Público em 22 de março.

Esta imagem foi publicada entre os dias 9 e 10 de abril por usuários X opositores ao governo de Gustavo Petro como @ArpellaR , @Luzz_Opina e @torres_rdg . Este último publicou a imagem em resposta a um vídeo de Alfredo Mondragón, representante na Câmara do Valle del Polo Democrático na coalizão governista Pacto Histórico, no qual fala sobre a convocação do julgamento de Uribe. 

No Facebook, a foto também foi divulgada pelos usuários Marioj Noreñal , que a compartilhou no grupo Meme 100% Antipetristas, e Wilson Marin , no grupo #NoMásPetro #NoMásFranciaMarqez. Da mesma forma, apareceu um vídeo enviado ao canal VICKY DÁVILA – FANS no YouTube com o texto: “PETRO PROSECUTOR AMIGO DE CEPEDA E CLAUDIA LOPEZ #noticias #petro” (sic)…

Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴