Falso: Príncipe Harry não chamou Lula de ‘deus brasileiro’

Apurado pelo site UOL Confere

É falso que o príncipe Harry tenha chamado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de “deus brasileiro”.

Posts compartilhados nas redes sociais apresentam uma dublagem falsa em português. No vídeo original, Harry não cita o presidente brasileiro.

A postagem contém o seguinte título: “Príncipe Harry disse Lula é um deus brasileiro”. Abaixo, há o vídeo de um discurso do príncipe Harry. Um narrador diz: “Lula é considerado praticamente um Deus no Brasil pelo seu grande reconhecimento do povo brasileiro, afirma o príncipe Harry em uma entrevista no Reino Unido”.

“Lula foi um ídolo da minha avó. Ela sempre dizia que ele era um homem muito justo”, continua o narrador, atribuindo a fala ao príncipe, como se ele se referisse à rainha Elizabeth II.

Imagens são de premiação; áudio foi substituído. Por meio de busca reversa (aqui), verifica-se que o príncipe britânico discursou na cerimônia anual de premiação do WellChild Awards, como se nota pela placa localizada no púlpito (aqui e abaixo). O evento foi realizado em 30 de setembro em Londres, como divulgado pela imprensa local (aqui, , em inglês). Desde 2007, o Duque de Sussex é patrono da instituição, que cuida de crianças com doenças graves (aqui, em inglês).

Príncipe não mencionou Lula em discurso. Em momento algum Harry faz qualquer menção a Lula ou ao Brasil em sua fala durante a cerimônia. O Duque de Sussex falou dos desafios dos profissionais da instituição em manter a positividade, disse admirar o cuidado e a dedicação dos pais e parentes das crianças atendidas e deixou uma mensagem de alegria a todos os presentes ao evento. A peça desinformativa usa uma dublagem que não corresponde à fala de Harry…

Veja a apuração completa no site UOL Confere