Falso: Primeira página falsa do Daily Nation afirma falsamente que empregador de professores quenianos subornou sindicato para acabar com greve

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

RESUMINDO: O que parecia ser a primeira página do Daily Nation circulou no Facebook no Quênia em setembro de 2024, alegando que a Teachers Service Commission havia subornado líderes do Kenya Union of Post Primary Education Teachers para encerrar uma greve. Mas a primeira página é falsa.

TSC se refere à Teachers Service Commission, o maior empregador público do Quênia, responsável por gerenciar professores de escolas públicas. “Kuppet” é uma abreviação para Kenya Union of Post Primary Education Teachers.

A página, datada de 3 de setembro de 2024, mostra uma foto da presidente-executiva da TSC, Nancy Macharia , do presidente Jamleck Muturi e do secretário-geral do Kuppet, Akello Misori , entre outros. Eles parecem estar se dirigindo à mídia.  

Uma frase acima do título diz : “Fórmula de retorno ao trabalho assinada em meio a alegações de não cumprimento das demandas dos professores”.

Em setembro, o Kenya National Union of Teachers (Knut) e o Kuppet convocaram uma greve nacional . Os sindicatos que representam professores de escolas primárias e secundárias tinham queixas de longa data sobre disparidades salariais, benefícios inadequados e um ambiente de trabalho em deterioração…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦