Falso: Prefeitura de Curitiba não vai distribuir livro sobre 50 ícones LGBT para alunos

Apurado pelo site Lupa

Vídeo nas redes sociais traz um homem exibindo dois livros adquiridos pela prefeitura de Curitiba (PR) que fazem referência à temática LGBT. Ele alega que o município quer apresentar 50 ícones LGBT para os estudantes adorarem. É falso.

Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

Jean Wyllys, Pabllo Vittar, uma pastora travesti e um bandido gay vão virar referência pro seu filho. A Prefeitura de Curitiba comprou esse material aqui. Eles querem apresentar 50 ícones LGBT pro seu filho adorar. Eu vou citar alguns para você. Uma pastora travesti, Pabllo Vittar e Jean Wyllys. Ou seja, hoje você vota na direita para amanhã o teu filho tá votando no PSOL. O livro ainda tem Madame Satã. Um famoso bandido do Rio de Janeiro que pegou 25 anos de cana por ser um assassino. Esse outro material recomendado para crianças de 4 a 8 anos se conta uma história de um menino que quer virar um travesti”

A prefeitura de Curitiba não vai apresentar 50 ícones LGBT para que sejam adorados pelos estudantes da rede municipal de ensino. O homem no vídeo é um candidato a vereador. Os dois livros que ele mostra no vídeo – 50 LGBTQ+ Incríveis, de Débora Thomé, e Julián É uma Sereia, de Jessica Love – foram adquiridos pela administração municipal para formação de profissionais de educação que atuam com adolescentes que cumprem medidas socioeducativas…

Veja a apuração completa no site Lupa