Apurado pelo site Lupa
Vídeo nas redes sociais traz um homem exibindo dois livros adquiridos pela prefeitura de Curitiba (PR) que fazem referência à temática LGBT. Ele alega que o município quer apresentar 50 ícones LGBT para os estudantes adorarem. É falso.
Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
Jean Wyllys, Pabllo Vittar, uma pastora travesti e um bandido gay vão virar referência pro seu filho. A Prefeitura de Curitiba comprou esse material aqui. Eles querem apresentar 50 ícones LGBT pro seu filho adorar. Eu vou citar alguns para você. Uma pastora travesti, Pabllo Vittar e Jean Wyllys. Ou seja, hoje você vota na direita para amanhã o teu filho tá votando no PSOL. O livro ainda tem Madame Satã. Um famoso bandido do Rio de Janeiro que pegou 25 anos de cana por ser um assassino. Esse outro material recomendado para crianças de 4 a 8 anos se conta uma história de um menino que quer virar um travesti”
A prefeitura de Curitiba não vai apresentar 50 ícones LGBT para que sejam adorados pelos estudantes da rede municipal de ensino. O homem no vídeo é um candidato a vereador. Os dois livros que ele mostra no vídeo – 50 LGBTQ+ Incríveis, de Débora Thomé, e Julián É uma Sereia, de Jessica Love – foram adquiridos pela administração municipal para formação de profissionais de educação que atuam com adolescentes que cumprem medidas socioeducativas…
Veja a apuração completa no site Lupa