Falso: Prefeitura de Canoas não ‘legalizou’ roubo de doações em decreto

Apurado pelo site Lupa

Circula nas redes sociais um post afirmando que a prefeitura de Canoas publicou um decreto que “legaliza” o roubo de doações. De acordo com a mensagem, a gestão municipal agora pode tomar as doações de qualquer centro de voluntários para utilizar nos centros de defesa civil sem aviso prévio. É falso.

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

Prefeito de Canoas legalizou o roubo de doações. A prefeitura de Canoas RS agora PODE TOMAR AS DOAÇÕES privadas de qualquer local (caminhão, abrigo, casas?) para utilizar nos centros de defesa civil SEM AVISO PRÉVIO

Ao contrário do que diz o post, o decreto nº 182, de 10 de maio de 2024 — que faz referência ao decreto 174, de 4 de maio de 2024 — não tem como objetivo “legalizar” o roubo de doações de centros de voluntários, como alega o post enganoso. Segundo a prefeitura de Canoas, a requisição administrativa tem como objetivo acelerar a compra de produtos de necessidade básica, como alimentos, materiais de limpeza e higiene pessoal. Com o decreto, por exemplo, é possível adquirir esses e outros produtos, como água potável, de forma mais rápida…

Veja a apuração completa no site Lupa