FALSO: Posts usam vídeo fora de contexto para alegar que Bolsonaro inaugurou ferrovia Norte-Sul

Apurado pelo site Aos Fatos

Um vídeo registrado em 2019 voltou a ser compartilhado nas redes para dar a entender que o governo Bolsonaro (PL) teria sido responsável pela inauguração da ferrovia Norte-Sul, o que não é verdade. A gravação disseminada pelos posts desinformativos mostra a cerimônia de assinatura da concessão de trechos da obra para a iniciativa privada. A ferrovia foi inaugurada em 16 de junho deste ano pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam ao menos 14 mil compartilhamentos no Facebook e 250 mil visualizações no TikTok até o início da tarde de quarta-feira (21).

Para sugerir que o presidente Lula teria inaugurado uma obra que já havia sido concluída durante o governo Bolsonaro, publicações nas redes têm tirado de contexto um discurso de 2019 do ex-ministro da Infraestrutura e atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). A gravação, no entanto, não mostra a cerimônia de inauguração da ferrovia Norte-Sul, mas sim a solenidade de assinatura da concessão de um trecho da obra para a iniciativa privada. Naquela época, os trabalhos ainda não haviam sido finalizados.

Em julho de 2019, o governo assinou um contrato que cedeu o trecho entre Porto Nacional (TO) e Estrela D’Oeste (SP) à empresa Rumo. O segmento em questão era dividido em dois tramos: o central, de 855 km, que já estava em funcionamento, e o sul, de 682 km, que ainda não havia sido entregue. Ainda durante o governo Bolsonaro, foi inaugurado um trecho de 172 km do ramo sul…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos