Falso: Posts usam vídeo editado para mentir que GloboNews reconheceu vitória de Bolsonaro em 2022

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que a apresentadora da GloboNews Daniela Lima admitiu que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) venceu as eleições de 2022 e que o pleito foi fraudado. A fala compartilhada pelas peças de desinformação foi editada para omitir o trecho em que a jornalista deixa claro estar fazendo alusão às mentiras disseminadas por apoiadores do ex-presidente após o período eleitoral.

As publicações falsas acumulavam milhares de visualizações no Kwai até a tarde desta quinta-feira (6) e circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Uma fala da apresentadora Daniela Lima tem sido compartilhada editada e fora de contexto por peças de desinformação nas redes para alegar que jornalistas da GloboNews teriam admitido em uma conversa de bastidores que as eleições de 2022 foram fraudadas e que Bolsonaro foi o verdadeiro vencedor da disputa presidencial.

Diferentemente do que sugerem as publicações enganosas, a fala da jornalista foi transmitida ao vivo pela emissora em 2 de maio durante o Central GloboNews. Na ocasião, Lima fazia referência às desinformações disseminadas por bolsonaristas para justificar a derrota do ex-presidente. O trecho em que a apresentadora deixa claro que está citando mentiras foi suprimido pelas publicações enganosas…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos