Apurado pelo site Aos Fatos
Posts nas redes usam um vídeo falso da jornalista Sandra Annenberg para enganar usuários interessados em resgatar uma indenização de R$ 7.000 que o governo federal estaria pagando a cidadãos devido a um vazamento de dados. As imagens da jornalista foram geradas por inteligência artificial, e a existência da indenização — que teria o nome de “Resgata Brasil” — é mentira.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quinta-feira (26).
Posts nas redes usam um vídeo manipulado da jornalista Sandra Annenberg e falsificam a identidade visual do portal gov.br para aplicar um golpe.
As peças de desinformação alegam ser possível receber uma indenização de R$ 7.000, o que é falso. Não há benefício com o nome “Resgata Brasil”, nem qualquer iniciativa do governo federal que vise indenizar cidadãos por vazamento de dados.
Por meio das redes sociais, Sandra Annenberg alertou seus seguidores sobre o mau uso da inteligência artificial. A ferramenta serviu para inserir no vídeo falso uma voz semelhante à dela para aplicar o golpe.
Na gravação original, publicada em 30 de agosto, a jornalista convidou os telespectadores a assistir uma edição do Globo Repórter no Sul de Minas Gerais…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos