Falso: Posts usam ‘deepfake’ de Sandra Annenberg e falso site do governo para aplicar golpe

Apurado pelo site Aos Fatos

Posts nas redes usam um vídeo falso da jornalista Sandra Annenberg para enganar usuários interessados em resgatar uma indenização de R$ 7.000 que o governo federal estaria pagando a cidadãos devido a um vazamento de dados. As imagens da jornalista foram geradas por inteligência artificial, e a existência da indenização — que teria o nome de “Resgata Brasil” — é mentira.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quinta-feira (26).

Posts nas redes usam um vídeo manipulado da jornalista Sandra Annenberg e falsificam a identidade visual do portal gov.br para aplicar um golpe.

As peças de desinformação alegam ser possível receber uma indenização de R$ 7.000, o que é falso. Não há benefício com o nome “Resgata Brasil”, nem qualquer iniciativa do governo federal que vise indenizar cidadãos por vazamento de dados.

Por meio das redes sociais, Sandra Annenberg alertou seus seguidores sobre o mau uso da inteligência artificial. A ferramenta serviu para inserir no vídeo falso uma voz semelhante à dela para aplicar o golpe.

Na gravação original, publicada em 30 de agosto, a jornalista convidou os telespectadores a assistir uma edição do Globo Repórter no Sul de Minas Gerais…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos