Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que o governo federal e personalidades como a empresária Luiza Trajano e o influenciador Felipe Neto ignoraram a tragédia causada pelas enchentes no Rio Grande do Sul. As publicações que fazem essa alegação dividem famosos de forma arbitrária por espectro político para sugerir que apenas os que seriam ligados à direita teriam ajudado as vítimas. Na realidade, todos os citados auxiliaram a população gaúcha.
Os posts, que também defendem a tese enganosa de que apenas a população ajudou o Rio Grande do Sul, acumulavam ao menos 5.000 curtidas no Instagram e 2.000 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quarta-feira (29).
É mentirosa a publicação que divide personalidades de acordo com seus supostos posicionamentos políticos para alegar que apenas pessoas ligadas à direita ajudaram as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Ao contrário do que afirmam as peças, todos os acusadas de “ignorar” a tragédia enviaram algum tipo de ajuda ao estado:
Diferentemente do que afirmam as peças de desinformação, o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) — cujos assentamentos foram atingidos pelas enchentes — também tem oferecido ajuda humanitária. O movimento é responsável por cozinhas solidárias, que oferecem refeições diárias a cidades gaúchas, e participa também de operações de resgate e limpeza…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos