Falso: Posts enganam ao fazer crer que STF irá acabar com a aposentadoria

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que o STF estuda acabar com o direito à aposentadoria. Peças de desinformação que circulam nas redes distorcem o conteúdo de um julgamento da corte que inviabilizou a chamada revisão da vida toda, um mecanismo específico de cálculo da aposentadoria que já estava em disputa judicial desde 1999.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam cerca de 2.500 curtidas no Instagram até a tarde desta quinta-feira (29).

Publicações nas redes enganam ao afirmar que o STF planeja acabar com o direito à aposentadoria no Brasil. As peças enganosas distorcem o termo “revisão da vida toda”, um mecanismo de cálculo de benefícios previdenciários, para dar a entender que o tribunal irá cortar a aposentadoria.

Na reportagem da Jovem Pan News que acompanha as alegações enganosas é noticiada a suspensão do julgamento de recursos que buscavam revalidar a revisão da vida toda, que foi derrubada pelo Supremo em março deste ano. A tese tem sido alvo de disputa judicial desde 1999.

A revisão da vida toda é um mecanismo que permite que os aposentados usem todas as contribuições previdenciárias no cálculo de seus benefícios, inclusive aquelas recolhidas antes da criação do Plano Real, em 1994. A tese não tem nenhuma relação com o prazo de pagamento da aposentadoria, que segue sendo um benefício vitalício.

Confira a cronologia do caso:..

Veja a apuração completa no site Aos Fatos