Apurado pelo site UOL Confere
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes não corre o risco de ser preso “a qualquer momento” sob a acusação de cometer abuso de autoridade, ao contrário do que afirmam publicações que circulam nas redes sociais.
Os posts enganosos compartilham uma reportagem de 2022 da Jovem Pan sobre o assunto como se ela fosse recente.
A publicação contém a seguinte chamada: “Alexandre de Moraes pode ser preso a qualquer momento”.
Abaixo, há um vídeo de uma reportagem da Jovem Pan na qual é relatada uma ação de delegados aposentados da Polícia Federal, que pedem a investigação de Moraes por suposto abuso de autoridade. O post não deixa claro quando a matéria foi veiculada pela emissora de TV.
“Delegado da PF. Pede que Alexandre seja afastado”, diz o texto que completa a postagem, publicada na última segunda-feira (23) e que dá a entender tratar-se de algo recente.
Reportagem citada em post enganoso é de 2022 e nada indique que o ministro pudesse ser preso. Em pesquisa no Google com os termos “Alexandre de Moraes”, “delegados” e “Jovem Pan” (aqui), o UOL Confere chegou à reportagem original citada pelas publicações desinformativas. O conteúdo foi ao ar em 26 de setembro de 2022 (aqui, aqui e abaixo) e conta que 131 delegados aposentados da Polícia Federal encaminharam a Augusto Aras, então procurador-geral da República, uma notícia-crime contra Moraes e o delegado Fábio Alvarez Shor, da Diretoria de Inteligência da PF. Eles alegavam que houve abuso de autoridade em uma operação contra empresários apoiadores do então presidente Jair Bolsonaro (PL)…
Veja a apuração completa no site UOL Confere