Apurado pelo site Aos Fatos
Uma reportagem antiga do SBT, em que uma mulher reclama da falta de água até para tomar banho, tem circulado nas redes como se fosse atual e relacionada ao governo Lula (PT). A reportagem, no entanto, foi exibida em maio de 2022, ainda na gestão de Jair Bolsonaro (PL).
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 4,7 mil compartilhamentos no Facebook e 140 mil visualizações no Tik Tok nesta sexta-feira (10).
Posts nas redes difundem o trecho de uma reportagem da TV Vale do Xingu, afiliada do SBT, sobre a falta de água em um bairro de Altamira (PA), exibida em maio de 2022, como se tivesse relação com o atual governo Lula, o que é falso. Na época em que a reportagem foi ao ar, o presidente ainda era Jair Bolsonaro.
Durante a reportagem, uma moradora identificada como Mara Silva reclamou que estava há sete dias sem água e que não conseguia tomar banho. A princípio, o trecho viralizou nas redes em tom de humor, já que a entrevistada usa o apelido “Mary Jane” — alusão à personagem que namora o Homem Aranha — para se referir à própria genitália…