Falso: Posts enganam ao alegar que servidores dos Correios não receberam 13º salário

Apurado pelo site Aos Fatos

É enganosa a alegação de que funcionários dos Correios deixaram de receber o 13º salário neste ano. Em nota enviada ao Aos Fatos, a estatal afirmou que o benefício foi pago na última sexta-feira (13). As publicações distorcem informações referentes a um desconto feito na folha de pagamento de cerca de metade dos funcionários da empresa para cobrir um rombo em um fundo de previdência.

O conteúdo enganoso foi enviado por leitores do Aos Fatos à Fátima, nossa robô checadora (fale com a Fátima). Nas redes, as peças desinformativas acumulavam 75 mil curtidas no Instagram e 2.500 compartilhamentos no Facebook.

Publicações nas redes enganam ao afirmar que o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, cancelou o pagamento do 13º dos servidores da estatal neste ano. Em nota enviada ao Aos Fatos, a empresa desmentiu as alegações e informou que o benefício foi pago de maneira antecipada na última sexta-feira (13).

O documento em que a diretoria da estatal autoriza o pagamento foi publicado pela Findect (Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios), responsável por solicitar a antecipação.

As peças de desinformação compartilham uma coluna publicada no Diário do Poder no último domingo (15) e replicada nas redes pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Diferentemente do que sugere o título, o texto explica que os servidores da estatal receberam o benefício, mas que uma parcela teve descontos na folha de pagamento decorrentes de um déficit existente em um fundo previdenciário…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos