Falso: Posts enganam ao alegar que frutas sintéticas estão sendo vendidas nos Estados Unidos

Apurado pelo site Aos Fatos

São enganosas as alegações difundidas por publicações nas redes sociais de que frutas e verduras falsas estão sendo vendidas em supermercados dos Estados Unidos. O boato foi desmentido pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, pelo FDA (Food and Drug Administration, agência regulatória americana), e por especialistas brasileiros da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária ) e da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 10,5 milhões de visualizações no TikTok, além de centenas de compartilhamentos e curtidas no Facebook e no Instagram, respectivamente, até a tarde desta terça-feira (2).

Posts nas redes enganam ao fazer crer que frutas e verduras falsas, feitas de material sintético, estão sendo vendidas em supermercados nos Estados Unidos. O boato foi desmentido pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, pelo FDA, e por especialistas brasileiros da Embrapa e da UFSC consultados pelo Aos Fatos. O aspecto emborrachado e plastificado dos alimentos apresentados nos vídeos difundidos pelas peças enganosas é decorrente de uma desordem fisiológica que pode ocorrer em alimentos naturais.

Nas últimas semanas, moradores dos Estados Unidos têm publicado vídeos, principalmente no TikTok, em que alegam ter comprado frutas e verduras artificiais em supermercados pelo país. Pedaços de melancia e abacate, por exemplo, aparentam ter uma textura emborrachada. Já as verduras, como a alface, aparentam ter uma camada plástica ao redor das folhas. Esses elementos estéticos, no entanto, não provam que os alimentos são falsos ou sintéticos…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos